Funil de Vendas no Instagram: Como Construir para o seu Negócio.
Neste artigo, vamos saber como você pode elaborar um funil de vendas no Instagram, afinal, as redes sociais atualmente são ferramentas importantes para qualquer negócio.
Tik Tok, Linkdin, Twitter, Facebook, Instagram e muitas outras, são redes que prendem milhares de brasileiros boa parte do dia em suas respectivas plataformas.
Não por acaso, o Brasil é o segunda nação do planeta com mais internautas acessando as redes sociais.
Porém, ao passo que existem milhares de pessoas passando vária horas do dia nas redes, os empreendedores mais atentos já entenderam que essa é também uma oportunidade de ouro para aumentar de forma significativa suas vendas.
Afinal de contas, ter a oportunidade de difundir seus produtos e serviços, de maneira orgânica ou com pouco investimento, faz com que cada vez mais empreendedores também estejam presentes de maneira assídua nas redes sociais.
Porém, para ter sucesso com vendas no Instagram, não basta fazer um perfil comercial e publicar dezenas de posts com imagens dos produtos que está vendendo. Para tanto, será necessário aplicar de forma consistente e assídua, uma determinada estratégia de marketing digital.
Portanto, torna-se necessário entender o percurso que os usuários da plataforma (possíveis leads) fazem, até resolverem comprar um produto e manterem uma relação de confiança a sua marca. E uma das ferramentas usadas para isso é o Funil de Vendas.
Funil de Vendas.
Se como empreendedor você já trabalha com marketing digital, certamente já dispõe de um funil de vendas bem estruturado e gerando vendas periodicamente, e até mesmo, utilizando um serviço de automação profissional como a da leadlovers, conseguindo fazer diversas vendas todos os dia, 24 horas.
Como todos sabem, funil de vendas é um conceito para definir as diversas etapas que um potencial cliente passa em vários pontos de contato com sua empresa.
Estes contatos continuam até que este prospect venha a efetivar a compra e tornar-se de fato seu cliente.
Esse lead passa por 3 estágios de um funil de vendas, antes de efetivamente se tornar seu cliente.
Topo de Funil.
No topo de funil estão aqueles leads que ainda não tiveram qualquer contato o que você está oferecendo, seja produto ou serviço.
Esta fase do funil de vendas é conhecida como aprendizado e descoberta, onde, frequentemente, o prospect nem mesmo sabe do seu problema ou dor. Na verdade, é através do seu conteúdo que ele descobre que tem um problema e obtém informações sobre ele.
Para exemplificar, veremos o caso de uma mãe que para ganhar dinheiro, trabalha fora de casa e precisa deixar o filho em uma creche.
Essa mãe pode não estar atenta ao fato de que é possível trabalhar em home office e ter mais tempo para se dedicar ao filho.
Ao tomar conhecimento do assunto através do seu conteúdo, ela descobrirá que possui uma dor, ou dificuldade, a ser resolvida.
Nesse momento, o prospect se converte em lead. Este é aquela fase que o prospect tem interesse em deixar o seu contato para obter mais informações sobre a sua dor.
As métricas a serem analisadas pelo Instagram, são as de descoberta, como as impressões, o alcance e também os likes. O perfil daquele usuário que começa a interagir o seu produto, com a sua marca é o visitante.
Meio de Funil.
No meio do funil estão os leads que já demonstram um maior nível de percepção sobre a sua dor ou problema.
Estes leads já tiveram contato com o seu conteúdo com as informações de topo de funil.
Então, começam a observar formas de solucionar suas questões que estão lhe causando algum tipo de incômodo. Isso pode ser realizado de muitas formas.
Vamos ver o exemplo de uma pessoa que padece com frequentes dores de cabeça. Na fase de descoberta, esta pessoa poderia estar conformada em relação à frequência do seu problema. Por outro lado, as informações de um médico neurologista, dando conta das implicações das suas enxaquecas, irão deixá-la mais atenta aos riscos que está correndo.
Nessa fase, já seria interessante verificar métricas que levam ao engajamento, tais como compartilhamentos, salvamentos e comentários. O perfil deste usuário já é o de um seguidor, demonstrando que essa pessoa já está seguindo a sua página.
Fundo de Funil.
No fundo do funil de vendas, os potenciais clientes ou leads já tem consciência plena da sua dor ou necessidade e agora, definitivamente, procuram alguma solução.
Este é o hora certa para oferecer a sua solução. O seu produto ou serviço deve ser apresentado com o intuito de ajudar na solução do problema o mais breve possível.
Se você fez o dever de casa direitinho e trabalhou bem até agora, engajando e qualificando os leads da sua lista, esse é a momento de colher os frutos do seu esforço e obter conversões.
Para tanto, o foco do seu conteúdo e avaliação são as vendas.
As métricas que devem ser analisadas são os cliques no link da bio e também o “arrasta pra cima”. O perfil do usuário é o de cliente.
Como Criar um Funil de Vendas.
Há diversas formas para a construção de um funil de vendas. A mais usada é o funil por e-mails.
Com uma sequência de e-mails bem planejada, você pode gerar, segmentar, capacitar, atrair e também converter em clientes os leads da sua lista.
Porém, uma sequência de e-mails não é a única forma de construção de um funil de vendas.
Você pode usar muitas ferramentas, até mesmo suas redes sociais para a maior parte das atividades.
Leia este artigo até o final para saber como utilizar o Instagram para a construção de um funil de vendas simples e rentável.
Funil de Vendas no Instagram.
Se no Brasil os internautas gastam tantas horas navegando em redes sociais, nada mais eficiente do que utilizá-las de forma estratégica para sua empresa.
Foi pensando dessa maneira que diversas companhias já começaram a usar o Instagram como ferramenta de vendas.
Por ser um aplicativo predominantemente visual, que permite a postagem de conteúdos em vários formatos – fotos, vídeos, stories e lives – o Instagram proporciona um excelente engajamento da sua audiência.
O Instagram também oferece métricas confiáveis de engajamento, tipo de público, localização, etc. Dessa maneira, você pode mensurar quais atividades e conteúdos estão de fato dando resultados.
Veja como você pode faz a construção de um funil de vendas e direcionar facilmente seus leads por esse funil, até que estes se tornem clientes.
Funil de Vendas no Instagram: estratégias para o Topo de Funil.
Indivíduos no primeiro estágio do caminho a ser percorrido, o conhecido topo de funil, serão impactadas de forma direta pelos seus conteúdos postados no feed do Instagram e anúncios.
Como todos os dias você terá novos seguidores ou visitas, use a bio do seu perfil para esclarecer em poucas linhas tudo o que o seu produto ou negócio realmente é, de uma forma sucinta.
Paralelamente, utilize posts no feed, para a publicação de conteúdo das etapas de descoberta e aprendizado.
Crie um perfil com um bom tema, com um determinado mood e publique posts sobre assuntos mais buscados dentro do seu nicho. Compensa fazer posts com perguntas, postar textos e vídeos curtos, com as dúvidas mais frequentes e também os anseios da sua audiência.
Como o passar do tempo, você passará a ser conhecido pelo fato de publicar conteúdo de qualidade sobre o seu nicho. Isto irá ajudá-lo a ser autoridade naquele assunto.
Os stories também poderão ser utilizados para realizar pesquisas e receber as perguntas da sua audiência. Essa é uma ótima estratégia para produzir mais conteúdo que tenha relevância para o seu público.
Funil de Vendas no Instagram: estratégias para Meio de Funil.
Depois que tomam consciência do problema, os prospects começam a buscar opções e mais informações.
Este é um hora para cativá-los. O ideal é conseguir fazer a captura dos e-mails, o que irá proporcionar uma comunicação direta. Além do mais, uma listagem de e-mails construída de forma sólida, se torna um valioso ativo para a empresa.
E o Instagram da mesma forma, admite a construção de “listas” dentro do próprio aplicativo, sendo que para isso, você pode lançar mão de alguns recursos como:
- categorias;
- melhores amigos.
Essa é uma maneira fácil de fazer a segmentação dos seus seguidores mais quentes e entregar conteúdo de valor para eles.
Contudo, tenha um pouco de cautela, pois quando se está usando uma rede, aquele domínio não lhe pertence, mas à rede. Dessa forma, se por algum motivo a rede não mais existir, você poderá perder o seu trabalho feito anteriormente.
Procure sempre capturar o contato daqueles seguidores mais assíduos e engajados, transformando-os em leads.
Funil de Vendas no Instagram: Fundo de Funil.
Para o fundo de funil, no qual estão os leads com todas as informações e preparados para receber uma oferta, você pode atuar com ações mais diretas e específicas.
Como exemplo, nesse momento você pode ofertar cupons de descontos e promoções dos seus produtos e serviços somente para os seus seguidores do Instagram. Pode ainda fazer posts exclusivos para a sua relação de melhores amigos.
O Instagram admite, até mesmo, que lojas com perfis na rede social, façam postagens de seus produtos no feed, linkando para a loja online. Esta ação é conhecida como “sacolinha” e tem sua validade apenas para produtos físicos, de empresas cujas lojas estejam cadastradas no Facebook e Instagram.
A administração é realizada pela loja na página do Facebook da companhia. Por isso, este recurso proporciona que os leads e seguidores que estejam preparados para o momento da compra, possam efetivar a compra, da mesma forma que em uma lona online.
Métricas para Funil de Vendas no Instagram.
O recurso mais importante dentre todos os disponibilizados pelo Instagram, é o fornecimento de métricas. Confira algumas métricas essenciais para a construção de um eficiente funil de vendas no Instagram.
Por meio das métricas de uma postagem, podemos saber o seu alcance, quantidade de impressões e descobertas – quantas pessoas viram a sua publicação e até mesmo quantos indivíduos começaram a segui-lo após terem lido o post.
Essa ferramenta, quando usada de maneira estratégica, traz informações sobre quais os conteúdos que mais deixam o seu perfil em evidência, interagem com stories, com uma determinada postagem, inclusive, podem revelar dados demográficos como faixa etária, localização e sexo.
Com as métricas, você poderá aprimorar cada vez mais seu funil de vendas e realizar mais conversões.
Métricas de Público.
Logo após, você terá a possibilidade de conferir as estatísticas de público da sua conta. Então, além de verificar a quantidade total de seguidores, você tem acesso a dados como:
Crescimento do perfil: a quantidade de seguidores que começaram a seguir e depois, pararam de seguir.
Principais localizações: cidades e países onde a maior parte da sua audiência está concentrada (este recurso é muito bom para promover campanhas locais).
Faixa etária: porcentagem da sua audiência por faixa de idade.
Gênero: percentual do seu público por gênero.
Horários de maior presença da sua audiência na rede: essa métrica é ótima para você saber o melhor horário de fazer suas postagens e aumentar o alcance.
Com certeza, os dados conseguidos através das métricas serão de grande ajuda na construção de um funil de vendas no Instagram e possa realizar muitas conversões por meio desta rede social, que tem crescido de forma exponencial no Brasil e no mundo.
Esperamos que este texto o ajude a ter sucesso e realizar boas vendas no Instagram.
>>> Fórmula Negócio Online <<<
E olha, se você quiser aprender tudo sobre nicho e tudo mais que você precisa para construir um negócio lucrativo na internet como afiliado, recomendo que conheça o Fórmula Negócio Online.
Este é o treinamento que fiz e que me permitiu trabalhar de casa pela internet e faturar 5 dígitos mensais.
Portanto, se você quiser viver da internet assim como eu e milhares de alunos do Fórmula Negócio Online, clique no botão abaixo e conheça o treinamento.
Sobre o Autor
0 Comentários